sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

em busca do raio verde ...

Aviso à navegação do Raio Verde


Desde a última semana estão reunidas as condições atmosféricas ideais para a observação deste raro fenómeno óptico, que se produz ao por do sol.

Devido à presença dum anticiclone localizado a NE sobre a península Ibérica, a atmosfera mantêm-se sem nuvens e com pouca humidade que associadas as baixas temperaturas das camadas baixas e médias da atmosfera proporcionam as condições ideais à observação do raro fenómeno.
___________________________________________________
Os locais ideais para o observar  (na região de Lisboa) são:
 o cabo da Roca e o cabo Espichel

                                   cabo da Roca                    cabo Espichel

                       Latitude - 38" 47' N              Latitude - 38''46' N
                      Longitude - 9'' 30' O             Longitude - 9''13' O  
                          Altitude - 140 m                         Altitude - 155 m


O Raio Verde, popularizado pelo romance de Júlio Verne com o mesmo nome, não é fácil de observar.

A jovem Helena Campbell estava em busca do Raio Verde, pois segundo contava a lenda, quem o visse encontraria o seu amor verdadeiro.

Aristobulus Ursiclos, seu admirador, vai fazer de tudo para conquistar o amor da bela jovem, mesmo que ele tenha que atrapalhar os planos de encontrar "O Raio Verde".

Nessa obra, Júlio Verne, nos mostra um dos maiores mistérios que até hoje a humanidade não consegue compreender: o amor.

O Raio Verde, é um raro fenómeno meteorológico e óptico que se dá ao nascer ou ao pôr-do-sol, em condições muito particulares de tempo.

É mais frequente no mar e só pode ser observado se o horizonte estiver absolutamente visível, isto é sem qualquer neblina (atmosfera com pouca humidade).

Com determinados valores de temperatura e humidade relativa há boas probabilidades de se dar.





Descrição do Fenómeno
No preciso momento que a ultima porção do arco superior do disco solar toca a linha do horizonte, os comprimentos de onda mais longos da luz solar, os Vermelhos, já se "puseram" e a maioria dos comprimentos de onda da luz, os Laranjas e os Amarelos são absorvidos pela atmosfera.

Se também acontecer que haja camadas invertidas de ar morno e frio por cima suficientes para produzirem alguma turbulência, isso irá dispersar para cima os comprimentos de onda mais curtos da luz, os Azuis, Índigo e Violeta, ficando somente o comprimento de onda VERDE.

Produzindo um vivo e deslumbrante Flash de luz verde.


Pestaneje e perdê-lo-á
Veja-o e sentir-se-á inspirado e transformado.

__________________________________
poderá também gostar de:

Como os olhos azuis