sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Meio Planeta para 1%

Os mais ricos do Mundo (1%) vão deter mais de 50% 
da riqueza do Mundo já em 2016.


Diz um estudo da Oxfam

Os já muito ricos não param de enriquecer cada vez mais, e já em 2016, apenas uma mão cheia deles, os da classe mais alta terá acumulado mais de metade de toda a riqueza do planeta.


Um artigo publicado pela Oxfam, avisa-nos que este profundo agravamento da desigualdade global nunca foi tão grande (e rápido) como nestes anos mais recentes.


Pesquisando na base de dados do Credit Suisse e na Lista  dos bilionários da Forbes, a luta anti-pobreza conseguiu determinar que os mais ricos que são apenas 1% da população mundial, controlam hoje em dia 48% da riqueza total do planeta.

Se esta tendência persistir, prevê a Oxfam, os mais ricos vão deter em a sua posse mais bens e dinheiro do que os restantes 99%, já em 2016, segundo um artigo publicado no The New York Times.


Pesquise um pouco mais os números e chegará à conclusão que os 80 Ultra Ricos no Top já têm na sua posse $ 1.9 triliões que é a mesma soma de dinheiro partilhada por 3,5 biliões de pessoas na metade inferior da escala salarial mundial. 


Trinta e cinco dos sortudos 80 são Norte-Americanos com fortunas combinadas de $941 biliões . A Alemanha e a Rússia partilham o Segundo lugar com 7 ultra-ricos cada.

se o território fosse 
dividido como o dinheiro

Não é surpreendente que os mais ricos sejam Monstros titânicos nas finanças, cuidados de saúde, Seguradoras, Retalho, Tecnologia e Industrias extractivas dos recursos naturais (petróleo, gás) e eles claro pagam fortunas a grupos de pressão e de formação de opinião de massas (Lobbyists) a fim de manter ou aumentar as suas fortunas. 

Setenta dos mais ricos do mundo são homens, e 11 membros da elite dos 80 simplesmente herdou a sua riqueza.

“Será que pretendemos um mundo onde 1 % possui mais do que o resto de todos nós juntos?” Escreveu o director executive da Oxfam Winnie Byanyima numa carta. 

"A escala da desigualdade mundial é simplesmente impressionante e apesar dos problemas prementes e urgentes expostos na agenda global, o fosso entre os mais ricos e o resto está a alargar-se mais rapidamente do que nunca.” 

Na semana passada, (Jan 2015) mais de 2 500 dos mais poderosos e ricos voaram para a Suiça (Davos) utilizando uma frota de 1700 jactos privados 
para participarem no World Economic Forum.

Em Davos vão conversar e combinar jogo acerca dos mercados financeiros e das tendências económicas enquanto degustam as melhores comidas hospedados nos hotéis de cinco estrelas.

Oxfam também esteve em Davos, instando aos ricos e poderosos para enfrentarem as questões da crescente desigualdade.

A organização espera encorajar os líderes mundiais e os mais influentes nos negócios a melhorar os serviços públicos, estabelecer salários dignos desse nome, acabar com a disparidade salarial entre homens e reprimir as corporações que se praticam sonegação fiscal, segundo divulgou a Reuters.

Entretanto, mais de de 1 bilião de pessoas neste planeta continuam a viver com menos de $1.25 por dia 




________________________________


Portugal tem beneficiado as “elites económicas” e arrisca-se a ser um dos países mais desiguais.


Cerca de 1% dos portugueses mais ricos duplicaram fortuna nos últimos 30 anos


fontes:

________________________________________________________
poderá também gostar de:

Veja Jon Stewart GOZAR os

OS RICOS NÃO