sábado, 24 de maio de 2014

Helter Skelter








"Helter Skelter" é uma canção dos Beatles escrita por Paul McCartney, assinada pela dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968.
 

É considerada por muitos como a primeira música de Hard rock/Heavy metal da história.

A opinião de Dumoc é que esta canção intemporal, está mais actual do que se possa imaginar e convido os leitores a escutá-la no video que fiz com o Moovly, no link abaixo.


Origens da Criação

Paul estava na Escócia, e leu numa edição de 1967 da Melody Maker, revista especializada em música, uma entrevista do guitarrista Pete Townshend, a dizer que o último single "I Can See For Miles," era a canção com o volume mais alto, suja e barulhenta que os The Who já tinham gravado.



Mas quando Paul a ouvi, ele achou que não era assim tão barulhenta. Ele a encarou como um "barulho organizado," e tratou de decompor essa canção tentando fazer a sua própria, barulhenta e suja.

Helter skelter é o nome de uma diversão britânica muito popular, que consiste em um tobogã que desce uma rampa em forma de espiral.



Paul fala disso no livro "Many Years From Now" de Barry Miles: "Eu usei o ícone da diversão helter skelter como uma descida do topo até ao fundo – a ascensão e a queda do Império Romano – e esta era a queda, a decadência, a descida ao fundo.


Você até pode pensar que é um título bonitinho, mas é tido como referência, desde que Manson a tomou como um hino no seu assasínio de Sharon Tate e escreveu com sangue na parede Helter Skelter.

Mais tarde as versões que as bandas punks fizeram dela, por ser um rock sujo, também contribuiram para a sua fama.

Além disso, o termo helter skelter pode significar também confusão, algazarra, desorganização.

Aqui fica um stopmotion que eu prório fiz desta canção dos Beatles.
espero que o apreciem



Letra

A letra sem muito sentido fala sobre a diversão: "Quando eu chego ao chão, volto para o topo do escorregador, onde paro, viro-me e parto para outra volta até que eu chegue ao chão e te veja de novo."




Em certos momentos, parece estar a falar da sua namorada : "Não queres que eu te ame? Estou a descer rápido, mas estou a milhas de ti/ Vamos dá-me a resposta/Tu podes ser uma amante, mas tu não és certamente uma bailarina."

Nos Estados Unidos, o termo "helter skelter" é muito conhecido. Charles Manson dizia que a música "Helter Skelter" continha profecias de uma apocalíptica guerra racial.

No projecto "The Beatles Anthology" Paul escreveu: "Manson nos interpretou como ‘os quatro cavaleiros do Apocalipse.’ Eu ainda não entendo qual foi aparanoia; é sobre a Bíblia, Revelação – Eu não a li e por isso eu não sei. Mas ele interpretou a coisa toda. Nós éramos os cavaleiros, Helter Skelter era a mensagem, e ele achou que podia sair e ir matar todos por aí."

Entre os dias 9 de Agosto e 10 de Agosto de 1969, a "família Manson" cometeu duas chacinas em Hollywood e escreveu nas paredes "Helter Skelter" com o sangue das vítimas. Durante o julgamento dos seus crimes, em Novembro de 1970, Manson explicou a sua interpretação de "Helter Skelter" perante o tribunal.




Gravação

Os Beatles gravaram a canção em múltiplas sessões. A 18 de Julho, a versão da canção durou 27:11, apesar dessa versão ser lenta e hipnótica, diferenciando-se muito da força da canção original.

Outra versão de 4:37 foi editada para o Anthology 3, que originalmente era 20 minutos mais longa. A 9 de Setembro, após Ringo regressar à bateria foram gravados 8 takes de 5 minutos aproximadamente e o último é a base do LP original. 


Eles gravaram versões bem mais longas de "Helter Skelter" com um eco produzido através de fita. Os ecos normalmente poderiam ser adicionados por mixtura, mas nesse caso não poderiam ser mais alterado pois estavam a ser ao vivo. O problema era que a máquina gravava apenas 15 minutos por fita, e não podia ficar mais tempo a reproduzir.

Foi então que no meio da música eles decidiram colar a fita e fazer um loop para reproduzi-la sem precisar parar de tocar, o que reproduz um som peculiar no trecho em que Paul improvisa uma base vocal na marca de 02:45.

Paul no livro "Many Years From Now" de Barry Miles: "Tínhamos os engenheiros e George Martin a tentar fazer o som da bateria parecer o mais alto que se pudesse. Mas tocávamos e dizíamos, ‘não, ainda parece limpo, tem que ficar muito mais alto e sujo.’ Tentámos tudo o que podíamos para sujar o som, e o Ringo bateu o mais forte e feroz que podia. Trabalhámos duro naquela canção."

Após o 18° take, Ringo Starr que já não aguentava mais, tocar a bateria daquela maneira selvagem, atirou as baquetas ao chão e gritou ferozmente: "I've got blisters on my fingers!" ou "Eu estou com bolhas nos dedos!" Os Beatles incluíram esse desabafo no final da música na versão stéreo.

A canção acaba e recomeça várias vezes porém após as três pancadas finais no prato de choques pode-se ouvir o grito de Ringo e razoavelmente bem Lennon a dizer "How’s that?"ou "O que foi isso?" antes do último acorde.

Segundo Ringo no "The Beatles Anthology": "Helter Skelter foi uma faixa que fizemos completamente loucos e histéricos no estúdio. Às vezes é preciso partir tudo nos ensaios e sobretudo com aquela música, – com o baixo de Paul e a minha bateria – Paul começou a berrar e a gritar, o que acabou por ajudar ao tema."



Os músicos

· Paul McCartney: vocais, guitarra solo, baixo

· John Lennon: vocais de apoio, guitarra, baixo, saxofone, efeitos sonoros

· George Harrison: vocais de apoio, guitarra

· Ringo Starr: bateria

· Mal Evans: trompete e efeitos sonoros




Curiosidades e referências

A canção teve uma recepção mista dos críticos. Richie Unterberger da Allmusic chamou de "uma das mais afiadas e mais brutais canções de rock já feitas, extraordinária!" Enquanto Ian MacDonald a chamava de "Ridícula, um McCartney chapado contra um fundo massivo de fitas distorcidas e lixo barulhento." Em março de 2005, a Q magazine nomeou "Helter Skelter" a número 5 na lista das 100 melhores canções de guitarra.

· Vincent Bugliosi, advogado que liderou a acusação de Manson e seus seguidores, nomeou seu livro mais vendido de Helter Skelter, e conta a história do caso Manson. O livro já foi base para dois filmes de mesmo título.

· Na sessão de 9 de Setembro o co-produtor Chris Thomas recorda que George Harrison ateou fogo a um cinzeiro e correu à volta do estúdio com ele sobre a cabeça, numa alusão ao cantor Arthur Brown (conhecido por se apresentar com um capacete em chamas) enquanto McCartney gravava os vocais.

· Na versão para o disco "Anthology 3," McCartney ocasionalmente canta "hell for leather" ao invés de "helter skelter."

· Em 1975, Aerosmith regravou "Helter Skelter", mas não foi lançado até 1991, na compilação "Pandora's Box."

· Em 1978, Siouxsie & the Banshees incluíu um cover da canção no disco "The Scream."

· Em 1982, Ian Gillan lançou um cover de "Helter Skelter" no disco "Magic."

· Em 1983, Mötley Crüe regravou uma versão da canção, e está presente no disco "Shout at the Devil."

· Em 1983, The Bobs lançaram uma versão com arranjos A cappella. Isso concedeu-lhes o Grammy em 1984, para o melhor rearranjo de uma música já existente.

· Os discos da banda Oasis são gravados no Helter Skelter Studios e na canção "Fade In-Out," há um trecho referente: "So get on the helter skelter, bowl into the fray, Y'gotta be bad-enough to beat the brave."

· Em 1987, a banda U2 regravou a canção para o projeto/filme "Rattle and Hum", que foi lançado no ano seguinte. Na introdução da música, Bono diz: "Esta é a canção que Charles Manson roubou aos Beatles. Estamos a recuperá-la de volta!" Também pode se notar que Bono canta diferente o trecho "you may be a lover but you ain't no dancer" cantando no seu lugar, "you ain't no lover but you ain't no dancer." Bono diz que foi intencional e não um simples erro ao vivo, e que foi a sua maneira de "roubar de volta."

· Em 2000, A banda francesa Noir Désir regravou a canção no álbum ao vivo En route pour la joie

· Em 2007, A banda Stereophonics lançou um cover da canção como um bónus na versão japonesa de "Pull the Pin."

· No álbum "LOVE" é combinado "Helter Skelter" com elementos de "Being From The Benefit Of Mr Kite!" e "I Want You (She's So Heavy)." 


Fica aqui a versão dos U2 que é muito boa