sábado, 11 de outubro de 2014

AVISO IMPORTANTE DE CARL SAGAN


Carl Sagan, um incansável divulgador da ciência e hoje um verdadeiro ícone, morreu há 17 anos.

Na sua última entrevista, ele fez uma advertência, ignorada pela grande maioria da população e sobretudo pelos políticos oportunistas, medíocres e ou corruptos,

que hoje causa arrepios pela espinha acima, a todos aqueles que entendem a ciência como a última esperança de preservação do planeta e da humanidade. 

Carl Sagan inspirou uma geração de cientistas com o seu trabalho dentro e fora da sala de aula. 

Neste vídeo, ele defende apaixonadamente a ciência e termina com uma grave advertência.











Carl Edward Sagan (9 de Novembro de 1934 - 20 de Dezembro de 1996), norte-americano, foi um astrónomo, astrofísico, cosmólogo, autor, divulgador da ciência e comunicador de ciência nos ramos da astronomia e das ciências naturais.

As suas contribuições foram fundamentais para a descoberta das altas temperaturas da superfície de Vénus.

No entanto, ele é mais conhecido pelas suas contribuições para a pesquisa científica da vida extraterrestre, incluindo a demonstração experimental da produção de aminoácidos a partir de produtos químicos básicos estimulados por radiação.

Sagan reuniu e elaborou as primeiras mensagens físicas que foram enviadas para o espaço: a placa na Pioneer e na Voyager, um disco de ouro, com mensagens universais que podem ser compreendidas por qualquer inteligência extraterrestre que a possam encontrar.


Ele publicou mais de 600 trabalhos e artigos científicos e foi autor, co-autor ou editor de mais de 20 livros.


Sagan é conhecido por muitos dos seus populares livros de ciências, tais como Os Dragões do Éden, O Cérebro de Broca e Pálido Ponto Azul, e pela premiada para 1980 série de televisão de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele narrou e co-escreveu.



A série mais assistido na história da televisão pública americana, Cosmos foi visto por pelo menos 500 milhões de pessoas em 60 países diferentes. O livro Cosmos foi publicado para acompanhar a série.



Ele também escreveu o romance de ficção científica Contacto, a base para um filme de mesmo nome de 1997.

Sagan sempre defendeu o questionamento céptico científico e o método científico, foi pioneiro em exobiologia e promoveu a busca da Inteligência Extraterrestre (SETI).

Ele passou a maior parte de sua carreira como professor de astronomia na Universidade de Cornell, onde dirigiu o Laboratório de Estudos Planetários.

Sagan e suas obras receberam inúmeros prémios e honras, incluindo a Medalha de Serviço Público da NASA, da Academia Nacional de Ciências Public Welfare Medal, o Prémio Pulitzer de não-ficção Geral por seu livro Dragões do Éden, e, relativamente a Cosmos: Uma Viagem Pessoal, dois Emmy Awards, o prémio Peabody e o do Hugo Award.


Casou-se três vezes e teve cinco filhos. Depois de sofrer de mielodisplasia, Sagan morreu de pneumonia na idade de 62 a 20 de Dezembro de 1996.

Fonte
http://earthweareone.com/a-science-icon-died-17-years-ago-in-his-last-interview-he-made-a-warning-that-gives-me-goosebumps/




 poderá também gostar de

 os maiores misterios da ciência