quarta-feira, 15 de outubro de 2014

10 coisas que não sabe sobre a Estação Espacial Internacional. (ISS)


As Estações Espacial Internacional (ISS) é uma das maiores conquistas humanas e tecnológicas da nossa história.

As agências espaciais dos Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá uniram-se por um objetivo comum em nome da ciência e do conhecimento.

É um símbolo de excelência tecnológica e uma prova de que podemos alcançar através da colaboração e do trabalho em equipe.


Aqui vão as 10 coisas que você ainda não sabia sobre a Estação Espacial Internacional.



1 A Estação Espacial Internacional comemorou o seu 10 º aniversário de habitabilidade permanente a 2 de Novembro de 2010. Desde a Expedição 1, que foi lançada a 31 de Outubro de 2000, e atracou a 2 de Novembro, a estação espacial foi visitada por 196 pessoas de oito países.



A cúpula da ISS uma janela sobre o mundo


2 A Estação Espacial Internacional pode ser vista da Terra a olho nu, e é o maior satélite artificial que já orbitou a Terra.


3 Desde o primeiro módulo, Zarya, lançado a 20 de Novembro de 1998, a ISS fez um total de 68.519 órbitas em volta do nosso planeta, ou seja cerca de 2,7 biliões de km, registados no seu hodômetro .



4 Já houve mais de 103 lançamentos para a estação espacial: 67 veículos russos, 34 space shuttles, um europeu e um veículo japonês. Um total de 150 caminhadas espaciais foram realizados em apoio à montagem da estação espacial, totalizando mais de 944 horas.


5. O ISS é operado pela tripulação da Expedição composta por seis astronautas e cosmonautas, mantendo uma presença humana contínua no espaço desde o lançamento da Expedição 1, a 31 de Outubro de 2000, num total de 13 anos e 347 dias. O programa tem, assim, o recorde actual para a maior presença humana contínua no espaço, superando o recorde anterior de 3.644 dias, conseguido a bordo da Mir.

A rocha lunar trazida para a Terra pela Apollo 11, flutua a bordo da Estação Espacial Internacional. A amostra lunar com
3,6 biliões de anos foi levado para a estação em Julho de 2009 como homenagem 40 º aniversário da histórica primeira alunagem 6. A ISS serve como um laboratório de pesquisa que tem um ambiente de microgravidade em que as tripulações realizam experiências em biologia, química, medicina, fisiologia e física, bem como observações astronómicas e meteorológicas


7 A estação espacial, incluindo os grandes painéis solares, abrange a área de um campo de futebol, e pesa 375.481 kg. O complexo tem agora um espaço habitável maior do que uma casa de cinco quartos convencional, e possui dois WC e um ginásio.



8. 3,3 milhões de linhas de código de software na Terra suportam 1,8 milhões de linhas de código de software na nave.





9 Na totalidade o braço do robot com 16 m é capaz de levantar 100 toneladas, que é o peso de um veículo orbital Space Shuttle.


Erupção do Vulcão Cleveland, Ilhas Aleutas, no Alasca, como visto a partir da ISS




10. Os 75 a 90 quilowatts de potência necessários para o funcionamento da ISS é fornecida por uma superfície de 4047 m2 de painéis solares.



__________________________________________________


pode gostar também de:

  A maior tempestade
  no planeta em 2014                             Será o Universo infinito?