segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Campionato Mundial do Dinheiro

Se realmente houvesse verdadeira justiça (poesia...) no mundo, a Argentina teria vencido a Alemanha nos últimos três minutos de jogo, em vez daquilo que sucedeu.



A Alemanha representa tudo o que há de errado com o sistema financeiro mundial. A Argentina é “O” caso típico de países cujas economias estão reféns das políticas defendidas pela Alemanha - e, infelizmente, pelos Estados Unidos também.

Deixa-me explicar.


Quando os abusos financeiros fizeram cair o sistema económico global em 2007-2008, havia duas necessidades urgentes. Uma delas era a reforma drástica e urgente para evitar que o colapso causasse ainda mais estragos nas economias mais esfrangalhadas do mundo. A outra era limpar o sistema bancário para que esses abusos não continuassem a acontecer. 


Os Estados Unidos conseguiram apenas reformas muito parciais.

Pelo menos tiveram a Reserva Federal que compreendeu a necessidade de estimular a economia com taxas de juro muito baixas. E até que os republicanos assumirem o controle do Congresso, em 2010, tiveram um presidente que apoiou a necessidade de algum investimento público como estímulo fiscal. O estímulo foi demasiado pequeno, a administração adoptou austeridade orçamental também no início do ciclo, levando a uma recuperação lenta e agonizante.

Mas em comparação com a Alemanha, os EUA até agiram de forma brilhante.

O governo alemão, como executor da euro-austeridade, exigiu o apertar do cinto às economias mais atingidas da Europa - Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda - empurrando-as mais fundo em depressão e prolongando a crise desnecessariamente. 



Essas economias são pequenas em comparação com a UE quando um todo.

Se a Alemanha tivesse escolhido um rumo diferente, a UE e o seu banco central poderiam facilmente ter trocados títulos públicos nacionais, que se encontravam debaixo do ataque de especuladores, por obrigações euro.

Mas a (diabólica) chanceler Angela Merkel tratou todo este desafio político não como um exercício de macro-economia, mas como um jogo de moralidade.

Os pecadores fiscais tinham que ser punidos, com o apropriado sacrifício humano.

Como consequência das políticas de austeridade prolongadas impostas pela Alemanha, quando a Europa precisava de nada mais do que "oxigénio",o continente continua asfixiado em recessão profunda; todos os países, excepto, claro, a Alemanha.

Como poderia a Alemanha, como centro da Europa que é, escapar ao destino que a Sra. Merkel impôs sobre os seus vizinhos?

Para começar, a Alemanha é uma potência de exportação. E o euro, supervalorizado no caso de a Grécia ou Portugal, é totalmente subestimado pela Alemanha.

Assim, a chanceler Merkel é a metástase.da Europa. O resto do continente adoece, contaminado por uma má política feita em Berlim, enquanto na Alemanha, o tumor, económicamente,

 prospera!


Estas são as pessoas que deram ao mundo o conceito, schadenfreude - alegria da desgraça alheia.





O que nos leva até à Argentina?

Com efeito, a Argentina é a Grécia da América do Sul. No hemisfério ocidental, o executor da punição não é a Alemanha, mas os Estados Unidos - mais especificamente o Supremo tribunal dos EUA.




A Argentina sofreu uma crise de dívida no início da década passada, e negociou um acordo com a maioria de seus credores estrangeiros (portadores de títulos da dívida) a aceitar o pagamento de cerca de 70 centimos do dólar. Este tipo de desconto é uma prática comum num processo de falência.

No entanto, enquanto as empresas podem usar a lei de falência para renegociar suas dívidas, não existe nenhuma lei de falências para os países. É por isso que a Alemanha foi capaz (e continua) de manter a Grécia numa espécie de prisão dos devedores.

Quando a Argentina negociou a redução da dívida com a maioria de seus credores, alguns fundos de hedge (conhecido no comércio como "fundos abutre") comprou dívida argentina com grandes descontos e, em seguida, compareceu perante os tribunais norte-americanos para cobrar a 100 centimos de dólar.

Não contentes só com isso, mas os “fundos” pediram aos tribunais para encontrar quaisquer outros credores, que tivessem recebido menos do que o pagamento integral, e os acusassem de desrespeito ao tribunal.

O caso seguiu o seu caminho através dos processos de apelação, e no mês passado o Supremo Tribunal recusou-se a considerar um apelo duma instância de tribunal inferior contrária àquela defendida pelos “fundos abutre”.

 vulture funds



Especificamente dois fundos de hedge, gestão de Elliott e Aurelius Capital Management, que possuem (apenas) cerca de 1,35 bilião da dívida Argentina que perfaz um total de 58,76 € biliões em dívidas, que agora são capazes de forçar um default da dívida de todo o país, possivelmente muito em breve.



Não está claro o que acontecerá se os argentinos tentarem desafiar os mercados financeiros globais e os tribunais norte-americanos.

O que está claro, no entanto, é que o sistema jurídico e político é “construído” em favor dos especuladores globais e que os governos em Washington e Berlim fazem as suas jogadas. 



O futebol é apenas um jogo. O campeonato mundial é, agora, apenas uma memória, até ao próximo.

O sofrimento económico de dezenas de milhões de pessoas é constante e real.

fontes:
O último livro de Robert Kuttner é Debtors Prison: A Política de Austeridade versus possibilidade.


Ele é co-editor do The American Prospect, um membro sénior da Demos, e professor Heller School da Universidade de Brandeis.`

____________________________________________poderá gostar também de:

O mistério de Portugal estar