domingo, 10 de maio de 2015

os 70 anos do V DAY

Todos aqueles que combateram na WWII sabiam que os Aliados Ocidentais e a União Soviética dependiam um do outro.


Um evento chamado marcha do "Immortal Regiment “ teve lugar a 9 de Maio em Moscovo (e noutras partes da Rússia) para comemorar o V DAY, 9 de Maio de 1945 quando a Alemanha nazi foi derrotada, e relembrar todos aqueles que lutaram e já não estão mais connosco.


Só em Moscovo participaram mais de 400.000 pessoas



Não foram só os russos que se reuniram para a grande marcha em Moscovo - muitos estrangeiros estiveram presentes, entre eles. John Laughland do Instituto para a Democracia e a Cooperação com sede em Paris juntou-se ao 'Immortal Regiment' na Praça Vermelha.





Tanto no Ocidente como na Rússia, quanto mais a II guerra mundial fica para trás na história, mais pesadas e ameaçadoras são as sombras que ela projecta sobre os povos. Infelizmente estas memórias são usadas para exacerbar as diferenças e as divergências políticos entre a Rússia e o Ocidente, em vez de realçar os esforços feitos para derrotar a Alemanha Nazi e as actuais aspirações de paz mundial que os povos desejam manter.


Cada lado acusa o outro de estar a seguir o caminho nazi, o que torna a situação paradoxal pois acabam por estar ambos na mesma posição.  

Foi uma grande desilusão quando os lideres ocidentais decidiram não participar neste evento comemorativo do V DAY (Vitória aliada e rendição da Alemanha Nazi) o que levou os Veteranos, que vivem há muito mais tempo daquele que os actuais lideres estão no poder, a sentirem-se abandonados e traídos,

pois afinal todos os que combateram nessa guerra sabiam bem que os Aliados Ocidentais e a União Soviética dependiam um do outro, e os Russos são bem claros sobre este ponto quando dizem: “Não o podíamos ter conseguido sem os nossos aliados” e claro esta afirmação deixa bem explicito que os aliados ocidentais também não teriam conseguido derrotar a Alemanha nazi sozinhos,

victory day park avenue 1945

Portanto esta decisão que os lideres ocidentais tomaram de não participar nas celebrações do V DAY, coloca-os numa posição infantil e patética, porque a China e a Índia estiveram presentes, representados pelos seus próprios presidentes, o regimento imortal teve metade do planeta (2 biliões de pessoas) consigo, assim como Egipto e muitos outros países populosos.

Portanto esta ideia dos líderes ocidentais não quererem “jogar à bola” para assim isolar a Rússia, é uma perspectiva duma enorme estreiteza de espírito sobre a realidade da situação global actual.

O QUE REALMENTE É TRISTE 

em 1968 o filme Yellow Submarine, dos Beatles,
 numa referência clara a II WW, nos preveniam do perigo
daqueles que não toleram a vontade e a liberdade dos povos.

E POTENCIALMENTE PERIGOSO

________________________________________
poderá gostar de:
Meio Planeta para 1%







100 years ago TODAY