A actual epidemia de ébola não tem precedentes. Mais de 7.000 casos e mais de 3.300 mortes até agora.
É a primeira vez que nações inteiras são afectadas; é a primeira vez que cidades com grandes populações urbanas estão envolvidas.
E é a primeira vez que o vírus foi diagnosticado fora de África.
Nos 38 anos que passaram desde que se identificou o vírus Ebola, nunca se pensou que o vírus podesse causar uma epidemia com este tipo de dimensão, passando de um pequeno surto a uma crise humanitária horrível.
Identificado inicialmente por uma equipa internacional em 1976, em Yambuku, República Democrática do Congo (que era então o Zaire), que perante o vírus devastador desconhecido teve que o isolar, analisar e estudar e ainda reunir informação sobre a sua transmição, sendo que todo este conhecimento continua ainda a ser aplicável hoje em dia.
Como o vírus se espalha já não é um mistério, e a medicina sabia exactamente como prevenir estes surtos de ébola.
No entanto, essas medidas não conseguiram parar a actual epidemia na África Ocidental - em grande parte porque elas foram implementadas muito lentamente e em escala insuficiente.
O mundo Ocidental deve intervir sem perda de tempo.
É urgentemente necessário ampliar a oferta de competências e recursos para pôr sob controlo esta catástrofe humanitária.
Devem ser construídos hospitais de campanha e unidades de cuidados de ébola.
Deve ser enviado pessoal especializado em cuidados de saúde, medicamentos e material hospitalar e também coordenação logística.
Deve ser enviado pessoal especializado em cuidados de saúde, medicamentos e material hospitalar e também coordenação logística.
Os governos e as ONGs devem receber apoio para interromper a transmissão do ébola através da mobilização comunitária para evitar práticas funerárias e de cuidados de risco
Este apelo foi recentemente proferido por Peter Piot que é o director da escola de Higiene e medicina tropical de Londres e co-descobridor do vírus ébola.
Espero que os responsáveis pelos estados ocidentais,
não fiquem à espera de ver os seus PIB´s a cairem
PARA APOIAREM O PLANO DE PETER PIOT
Espero que os responsáveis pelos estados ocidentais,
não fiquem à espera de ver os seus PIB´s a cairem
PARA APOIAREM O PLANO DE PETER PIOT
_____________________________________
Aqui está toda a preocupante verdade sobre o ébola
fontes:
http://www.huffingtonpost.com/peter-piot/ebola-still-no-time-to-lo_b_5952062.html?utm_hp_ref=science&ir=Sciencehttp://www.huffingtonpost.com/robtel-pailey/in-life-and-death-thomas-_b_5961986.html?utm_hp_ref=ebola
http://www.biologiatotal.com.br/blog/saiba+mais+sobre+o+ebola-195
poderá estar também interessado em
ESTADO DE PÂNICO |