A Democracia está a morrer. O que hoje vivemos na Europa, sobretudo a sul, é uma terceiro-mundialização sucessiva. os contractos colectivos de trabalho desaparecem, o estatuto de trabalhador desaparece,o homem e o trabalho convertem-se numa mercadoria qualquer, e no local onde se encontrar o mercado mais favorável o capital irá buscá-lo.
Por outras palavras acontece uma deslocalização permanente.
O medo desta deslocalização faz com que o trabalhador europeu tenha medo e se angustie perante a possibilidade de perder o emprego e nunca mais encontrar trabalho.
Na União europeia que é a potência económica mais forte que o mundo conheceu, com 400 milhões de trabalhadores e consumidores, de muito alto nível, nos seus 25 países, há hoje em dia cerca de 19 milhões de desempregados permanentes, com uma probalidade muito alta de não encontrar emprego, que estão excluidos.
Assim para não cairem na marginalidade,praticamente todos os trabalhadores, desde o director até ao porteiro,interiorizarão o medo, submetem-se voluntariamente, já que não têm garantias sociais.
Hoje em dia o trabalho vale menos que o lixo
Impunemente os empresários decidem quem trabalha, quem não trabalha e quanto se trabalha.
Trabalha-se cada vez mais por menos salário.
____________________________________________
William Goodman: centro de direitos constitucionais EE. UU.
O COLAPSO DA
A MAIOR BURLA