sábado, 15 de fevereiro de 2014

POS ESO no Museu da Marioneta


A marioneta está viva e representa a magia da imagem e do movimento.
E é também no cinema, em particular no cinema de animação, que o teatro de
marionetas se reinventa, no contexto da produção artística contemporânea, e
assume um papel de vanguarda nas artes cénicas.

Em Lisboa, a MONSTRA é o momento do encontro com esta arte maior.
Nesta edição de 2014, o Museu da Marioneta acolhe a exposição dos cenários e personagens de Pos eso, um filme de terror animado realizado por Samuel Orti Marti (ou Sarn), conhecido pelo seu trabalho com a animação de marionetas de plasticina.

A oportunidade de descobrir novas histórias e dramaturgias na arte do
movimento e da animação e (re)descobrir a magia do cinema de animação.

Maria José Machado Santos
(Directora do Museu da Marioneta)



Uma viagem ao mundo onírico e surreal de SAM
A forma de Samuel Orti Marti - SAM - encarar a arte e o mundo artístico pode
estar declarada no nome da sua produtora, "Conflictivos".

E não se pense apenas
em conflictivos na sua relação, mais prosaica, com desaguisados.
Claro que os seus filmes são em muito uma relação de embate entre personagens.

Olhares sobre uma sociedade inquieta na sua relação humana e na sua relação com O ou Os Mundos que as rodeiam.

No entanto para mim, Conflictivos em SAM é essencialmente um debate. Um
confronto, um combate com as questões artísticas e as buscas e pesquisas que o realizador produz em cada filme. Investigando a diferença e a vanguarda, apoiado num olhar que ultrapassa o narrativo, o dramatúrgico, o estético ou o plástico

SAM consegue, em cada obra uma constante interpelação "conflictiva" da animação com as artes que a compõem. Conflito fundamental ao seu crescimento e desenvolvimento artístico e estético mas também das suas e das obras que influencia.

A sétima exposição que o Festival de Animação de Lisboa  MONSTRA realiza
em parceria e no Museu da Marioneta (por coincidência o numero da criação e da relação entre humano e divino) apresenta o mundo onírico e surreal de SAM. O universo de alguém inquieto e em constante pesquisa com a contemporaneidade e com a vanguarda criativa.

Uma exposição que reúne esses dois lados míticos e místicos que acompanham a criação artística e em especial a criação em animação. Uma exposição que agrupa a arte da ilusão do movimento e a arte de SAM, onde encontramos relacionadas “o real- humano - e o transcendente - divino? "


Fernando Galrito
(Director Artístico do Festival MONSTRA)

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no Museu da Marioneta em Lisboa



A animação em Stop-Motion é muito idêntica aos filmes de imagem real.
Há que construir os sets, escolher os adereços, vestir as personagens, iluminá-las ...


o que muda é a escala e os tempos de realização.

Se num filme de animação por computador, o que é mostrado é virtual, ou seja, não existe para além da tela, não o podemos tocar, no Stop-Motion o que é mostrado na tela, muitas vezes é apenas um determinado ângulo do que foi construído sendo muitas vezes os espectadores impressionados com os verdadeiros cenários montados.


Somos surpreendidos pela quantidade de trabalho que revelam, os muitos detalhes que foram minuciosamente executados e que por vezes, durante o filme, passam despercebidos.

Esta é a verdadeira razão para esta exposição. Para se poder ter a oportunidade de ver este pequeno mundo povoado por actores em miniatura. 


Para se apreciar o trabalho destes artesãos que trabalham de forma versátil com madeira, metal,plástico, têxteis e uma variedade de técnicas çie pintura e que são capazes de simular a realidade com suas próprias mãos. 

Se alguma coisa caracteriza os mundos criados pelas obras da "Conflictivos
Productions" é a obsessão pelo detalhe em todos os seus aspectos.

Não é por isso surpreendente ver peças extraordinárias, adereços, figurinos ou personagens,que pouco aparecem nos filmes mas que, graças a esta exposição o espectador tem acoportunidade de apreciar e admirar fora do ecrã.


Todos os componentes desta exposição são originais, foram utilizados em
filmes, restaurados e preparados para esta ocasião. É importante ter em mente que a plasticina se deteriora muito facilmente, pelo que os personagens precisam de

retoques para a exibição da mesma forma que os cenários são prejudicados na
montagem e o armazenamento. As nossas produções são formam e são realizadas por muitos dos melhores artífices, maquetistas, aderecistas, modeladores e construtores da indústria de animação de marionetas, dentro e fora das nossas fronteiras.


Tudo começa com um script, a partir do qual se desenham as personagens,
cenários e adereços. A partir daqui iniciamos a construção dos modelos, dos
cenários e dos adereços.

No caso das personagens, inicia-se a modelagem de um protótipo para ver o seu aspecto tridimensional, uma vez aprovado, passamos a construir a sua estrutura, que será o esqueleto que vai permitir a decomposição,imagem por imagem, da animação.


Depois vamos preencher este esqueleto para simular o volume da personagem e de seguida elaborar o vestuário. Apenas as partes que simulam a pele são em plasticina.


O aparecimento de resinas e silicones veio ajudar muito o nosso trabalho, torna mais fácil fazer cópias idênticas, moldar os cabelos, dentes, expressões.

A iluminação é outra fase importantíssima, ela vai modelar, dimensionar e destacar ou silenciar alguns espaços.



Depois, vem a animação. Tempo demorado e dispendioso, mas também dinâmico.

Não é uma questão de paciência, mas principalmente de talento para
decompor os movimentos em fotogramas e interpretações.

Esta é, certamente, uma das fases mais criativas do projecto.

Uma vez terminada a animação é feita a pós-produção.

Esta é a parte onde os computadores entram. Que ninguém me leve
a mal, eu gosto de computadores e efeitos digitais, utilizo imenso, mas como já referi, neles as coisas são virtuais, não existem e não podem ser tocadas e para vermos o seu trabalho não há outro remédio senão ver os filmes.

E nesta exposição queremos mostrar o "tocável".

Sam
(Realizador da exposição e do filme Pos eso)



Biografia SAM 














Samuel Orti Marti, mais conhecido como Sam, é um realizador de cinema
animado espanhol, nascido em 1971. Iniciou a sua carreira nos estúdios de Pabol Llorens e mais tarde trabalhou na Aardman Factory na Inglaterra.


Em 2003 fundou a sua própria empresa de produção de cinema, a Conflictivos Productions.

Sam é conhecido pelo seu trabalho com a animação de plasticina, o qual tem vindo a desenvolver ao longo dos anos através da técnica Stop-motion.

A sua curta-metragem Vicenta foi muito aclamada, tendo sindo nomeada para
o prémios Goya na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2010, e também, considerada para nomeação dos Óscares da Academia na mesma categoria, mas não chegou à lista final de nomeados.

Este ano lança Pos eso, um filme de terror animado baseado em eventos reais.

Pos Eso conta a história de La Trini, uma bailarina de renome que perde o marido, Gregorio, um toureiro, num acidente. e de Damien, filho da protagonista, que desenvolveu um distúrbio psicolóqico inexplicável, causando a igreja a intervir no caso do jovem.

Pos eso terá uma chamada de atenção extra no festival MONSTRA 2014 com
uma grande exposição dos cenários e personagens no Museu da Marioneta
e uma primeira apresentação mundial de alguns extractos do filme ainda em
conclusão.