Um Pesadelo económico está prestes a abater-se sobre a Europa. A cada mês que passa os indicadores económicos, pioram (e de que maneira) na EU. Neste momento torna-se muito difícil a qualquer economista (ou outra pessoa conhecedora dos factos) negar que a Europa está já a entrar naquilo que será uma Depressão Económica Plena. De facto, algumas partes da Europa já lá chegaram. Em Espanha a taxa de desemprego já chegou aos 22% e na Grécia um em cada cinco estabelecimentos já faliu. Por toda a Europa a actividade económica está a abrandar rapidamente, o desemprego sobe em flecha e o crédito mal parado não para de aumentar. Nem sequer será necessário o incumprimento por parte duma nação como a Grécia ou o colapso do Euro para empurrar a Europa para uma depressão económica. Tudo o que a Europa precisa de fazer para lá chegar muito em breve é permanecer no actual caminho político/económico. Normalmente todos os Governos Europeus, teriam respondido a um abrandamento económico, aumentando o investimento governamental. Mas desta vez, a maioria deles já estão afogados em dívidas. Em vez de aumentarem a despesa pública, a maioria dos governos estão pelo contrário a cortá-la. Por toda a Europa os governos são encorajados a implementar mais aumentos de impostos e mais cortes orçamentais, na esperança que toda esta austeridade possa ajudar a salvar a Europa do pesadelo das dívidas soberanas que enfrenta.
Mas infelizmente, todos estes aumentos de impostos e cortes orçamentais vão causar um colossal sofrimento económico.
O mais assustador é que nos encontramos somente no início do processo para a maior parte dos países.
Se quiserem entender para onde, países como Portugal, Itália e Espanha de encaminham basta olhar para a Grécia.
A Grécia está a seguir este caminho já há alguns anos e ainda não existe nenhuma luz ao fundo do túnel
O Aumento de Impostos e os cortes orçamentais que se implementam por toda a Europa vão-se fazer sentir por muitos anos vindouros. A enorme prosperidade económica que foi alimentada pelo, sem precedente, avultado crédito concedido, dará agora vez a um enorme e desmesurado sofrimento económico.
Os, seguintes 20 sinais, apontam para que a Europa está a mergulhar numa severa depressão económica...
#1 O Desemprego para aqueles entre os 16 e os 24 é de 28% na Itália, 43% na Grécia, e de 51% em Espanha.
#2 A Taxa de Desemprego para os menores de 25 na UE é de 22,7%.
#3 O Citigroup projecta para a economia Portuguesa, um encolhimento de 5.7% este ano.
#4 O total da divida em Portugal (Governamental, privada negócios, privada consumo) é equivalente a 360% do produto Interno Bruto.
#5 A recessão Grega está a entrar no 5º ano.
#6 A economia grega encolheu 6% em 20111.
#7 Há previsões de que a economia Grega encolha mais 5% em 2012.
#8 A taxa de desemprego na Grécia é de 18,5%t.
#9 Na Grécia, 20% das lojas de retalho encerraram permanentemente.
#10 O número de suicídios na Grécia aumentou de 40% nos últimos 12 meses.
#11 Segundo o FMI, a divida acumulada pelo Governo Grego é aproximadamente 160% do produto interno bruto.
#12 No total existem hoje mais do que 5 milhões de desempregados em Espanha.
#13 O crédito mal parado em Espanha atingiu um máximo de 17 anos.
#14 A Taxa de Desemprego em Espanha está nos 22,8%.
#15 Em Espanha o número de penhoras sobre propriedades subiu 32% no último ano.
#16 Quando a divida do Governo Italiano se vencer em 2012 adicionada ao ´dficit orçamental estimado o total será cerca de 23,1% do produto interno bruto.
#17 A actividade produtiva da Zona Euro, cai por 5 meses consecutivos.
#18 A economia Inglesa contraiu-se no último trimestre de 2011.
#19 A economia Alemã contraiu-se no ultimo trimestre de 2011.
#20 O BDI ( Baltic Dry Index), usado normalmente como barómetro da saúde económica Mundial, caiu uns impressionantes 61% desde Outubro.
Uma economia sombria alastra devagar por toda a Europa como uma nuvem negra. Algumas das mais sólidas economias Europeias estão só a começar a abrandar. Outras já se encontram em verdadeira Pane Económica.
A Grécia está em depressão, a Espanha está em depressão, Portugal e a Irlanda estão em depressão, Na Lituânia corre-se para o banco para levantar o dinheiro enquanto as corridas aos bancos continuam. Na Hungria há depressão e na maioria da Europa de Leste existe já uma depressão (Roménia, Bulgária…)
Enquanto tudo se desagrega na Europa as disputas politicas sobem de tom.
Por exemplo nos últimos dias uma nova e chocante proposta por parte da Alemanha, que pretendia que a Grécia desse poderes totais sobre taxas e impostos e cortes orçamentais a um comissário Europeu.
O que iria representar uma perda de soberania sem precedentes para a Grécia, e como é evidente foi rejeitada, e apelidada como produto duma mentalidade doentia, pela ministra Grega da educação, Anna Diamantopoulos.
Mas o sentimento geral na Alemanha é que já que a Grécia tem que ser resgatada pelo povo Alemão, a Grécia tem que aceitar submeter-se a uma certa supervisão durante esse período.
Vai ser interessante ver como esta questão se vai desenrolar…
Entretanto o povo Grego está cada vez mais furioso. De acordo com uma sondagem 90% do povo está muito descontente com o 1º Ministro (não eleito) Lucas Papademos.
Entretanto as coisas estão rapidamente a descarrilar também em Portugal onde se fala já, também, dum “haircut” na divida Portuguesa.
O que escrevo em seguida é tirado dum artigo no Financial Times.
” Um Estudo do Kiel Institute para o World Economy diz que Portugal tem que conseguir um excedente de 11% do PIB para evitar entrar numa espiral descontrolada de incumprimento mesmo com um cenário benigno de crescimento anual de 2%.
A divida Portuguesa é insustentável. É a única conclusão possível. Afirmou o David Bencek o co-autor, ao mesmo tempo que avisa que, “nenhum país consegue sustentar um défice de 5% do PIB, no orçamento de estado, por muito tempo.
Não sabemos qual será o detonador, mas assim que houver uma decisão para a Grécia, todos vão tomar mais atenção e chegar à conclusão que Portugal está na mesma situação em que a Grécia se encontrava há um ano atrás”.
Infelizmente este artigo retrata a realidade nua e crua.
Portugal percorre o mesmo caminho que a Grécia percorreu.
Os Juros da dívida Portuguesa a 5 anos atingiram hoje um recorde de 24%
Há um ano atrás esses juros eram de 6%
Foi o mesmo que aconteceu à Grécia.
Há um ano atrás o Juro da Divida Grega a 5 anos era de 12%
Hoje esse juro é de 50%
O Mundo está a enfrentar uma crise de Divida Soberana e a Europa está no epicentro.
Neste momento as nações mais industrializadas do mundo, somam uma divida de 55 TRILIÕES
Todos Sabíamos que em determinada altura a BOMBA da Dívida iria explodir!
O que irá suceder de seguida?
A Europa parece caminhar para uma forte depressão económica.
Será o resto do mundo capaz de escapar ao mesmo destino?
LINK:
http://theeconomiccollapseblog.com/archives/16-statistics-which-show-that-the-number-of-americans-dependent-on-the-government-is-at-an-all-time-high
_____________________________________________________________
poderá estar interessado em saber:
Quanto é que é