quarta-feira, 25 de junho de 2014

PAPEL DE NATAL stopmotion / imagem real FILM


PAPEL DE NATAL é um filme produzido pela produtora Praça Filmes, que pretende fazer passar a mensagem ecológica de que há só uma Terra e que os seus recursos não são ilimitados.

Por isso há que sabê-los geri-los com inteligência e utilizar os progressos científicos e abusar do comum bom-senso desenvolvendo uma reciclagem o mais possível eficiente para preservar a biosfera e manter o sistema climatérico e os seus variadíssimos e interactivos componentes em equilíbrio.

Utilizando uma linguagem simples, mas muito apelativa, dirigida aos muito jovens, pois serão eles os herdeiros do futuro que esta sociedade de consumo, tem vindo a desenhar, acreditamos poder mudar consciências e fazer despertar a esperança num futuro sustentável, e é por isso que fizemos este filme à base de papel, cartão, tintas e cola, reciclados em consciência audiovisual.



O ELENCO  ( IMAGEM REAL )

A ideia surgiu depois de José Miguel Ribeiro, o realizador do filme, ter visto a cidade repleta de caixotes de lixo inundados de papel e cartão numa noite de Natal.

Ele resolveu reaproveitar estes materiais para fazer o filme de animação Dodu, Papel de Natal.

Os cenários e os personagens foram todos e integralmente construídos a partir de papel e cartão. Para isso foi imprescindível a ajuda de amigos e vizinhos, que recolheram, guardaram e enviaram a “matéria-prima” para depois ser efectuada a construção de tudo aquilo que aparece neste filme.

O filme, com 30´, consiste de duas partes, uma em stopmotion e outra em imagem real.

O filme é baseado nas aventuras de Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, que resgatam o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

A Parte de animação foi rodada num estúdio da Praça Filmes em Montemor-o-Novo, Alentejo, durante quatro meses, e teve a ajuda preciosa da muito prestável Câmara Municipal de Montemor-o-Novo..

Depois dum interregno de dois anos, devido à atribulada situação que se vive no panorama audiovisual nacional, foi finalmente iniciada a rodagem no mês de Abril de 2014, por vários locais do concelho de Almada, onde decorreram as filmagens que constituem a parte de imagem real do Papel de Natal, onde foi importantíssimo o apoio prestado pela Câmara Municipal de Almada. 




equipa do Papel de Natal

A Praça Filmes pretende estrear Papel de Natal em Dezembro deste ano no Cine-Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo e também fazê-lo incluir na programação de natal da RTP, para que o impacto da mensagem do filme coincida com a quadra festiva.




Ficha Técnica

Realização
José Miguel Ribeiro

Direcção Fotografia
Carlos B. Cunha

Música e Sonoplastia
Fernando Mota

Direcção de Som
Rafael Cardoso

Direcção de Arte 
Joana Peralta

Operador de Câmara
Victor Ferreira
Assistente de Realização

Marta Ribeiro
2º Assistente de Realização
Tamara González
Anotação  

Miguel de Jesus
1º Assistente de Imagem
Miguel Reis
Chefe Electricista
Bruno Lopes
2º Electricista
Inês Duarte
Assistente de Plateau
Marta Andrade
Adereços
Paula Custódio
Caracterização/ Cabelos
Silvia Marques
Inês Marques
Making-of
Mariana Quaresma
Fotografia de Cena
Rui Duarte

Edição, FX e correcção de cor
João Champlon

Produção

Direcção Produção
Ana Carina

Chefe de Produção
Pedro Cabeleira

Assistente de Produção
Sara Garrinhas
Rosa Coelho

Argumento
Virgílio Almeida

Direcção Actores
Dora Bernardo

    IVO CANELAS  Sana
VICTOR d' ANDRADE  Filipe     
CRISTINA ALFAIATE  Júlia      
MARIANA ACHEGA  Camila
XAVIER MACHADO  Xavier

MANUEL ENCARNAÇÃO  Manuel     

  LUANA BARBOSA  Luana
  JOANA TEIXEIRA  Joana
                    DOLORA ANTUNES  Srª das castanhas


_______________________________________________
nos cinemas City, UCI e no
Cinema Ideal

    SITE A SUSPEITA